sábado, 24 de março de 2012

10º Encontrinho

 Aconteceu dia 17 de Março, no Café do MARGS. Mais uma vez, compareceu muita gente. 13 pessoas.

Os assuntos foram tantos e diversos, como sempre... “Livros novos versus livros velhos e suas peculiaridades olfativas”, “Senhor dos Anéis: método e simbologia”, “o filme Amadeus, a vida de Mozart e a filosofia Nietzschiana em A Flauta Mágica”, “A personalidade dos gatos”, “Sabrina e outras novelas para senhoras e adolescentes apaixonadas”, “A ideia do Outro segundo Freud”, “O namoro do Alonso”, e etc...


Mas, se pudesse destacar um... tópico?... da reunião, seria a mera menção ao filme A Sociedade dos Poetas Mortos. Destaco porque, embora não houvesse assistido ao filme ainda, não pude deixar de me sentir tocado por uma das máximas do Prof. Keating (Robin Williams), que circulou pelo Facebook naquela semana:

“Não lemos e escrevemos poesia porque é bonitinho. Lemos e escrevemos poesia porque somos membros da raça humana e a raça humana está repleta de paixão. E Medicina, Advocacia, Administração e Engenharia, são objetivos nobres e necessários para manter-se vivo. Mas a poesia, beleza, romance, amor... é para isso que vivemos.” 

Não pude deixar de fazer uma analogia do encontro dos skoobers com A Sociedade dos Poetas Mortos; não que sejamos um bando de adolescentes oprimidos, mas porque vários de nós gostam de se reunir justamente pela oportunidade de falar sobre literatura, filosofia e fantasia, sem temor, sem repressão e contando com muita empatia. Somos juristas (pretensos ou de fato), auxiliares, estagiários, engenheiros, professores, etc., mas todos lemos. E conversamos sobre. Por amor. Por romance.
Bom saber que existem até militares, enraizados nessas instituições burocratizadas, que escrevem contos e falam sobre liberdade de pensamento e de expressão.

No final, poderíamos ter conferido a exposição do museu, apesar de o Acervo Permanente não estar mais aberto, mas preferimos pegar uma sessãozinha de cinema depois da reunião. Os que ficaram assistiram ao Um Conto Chinês, que é cômico e pede para que não esperemos por vacas caindo do céu ou chineses caindo de taxis para descobrirmos que a vida faz sentido. Aliás, a vida faz mesmo sentido

E, para encerrar o dia, nada como a noite, e tudo o que se pode fazer com ela na Cidade Baixa.

Para quem compareceu neste dia, agradecemos pela companhia, e para os que não puderam vir, esperamos que venham no próximo!

Grande abraço!

Um comentário:

  1. Olá,vc tem 4 blogs rs, então vim parar neste aqui.Sabe que fiquei até com inveja de vcs?Um encontro desses eu adoraria,apesar de que não sou lá muito "letrada" ...Bem,obrigada pela sua visita e principalmente pelo seu comentário, pois nele demonstrou ter gostado do que escrevo.Dps volto para ver outro blog seu :).Bjos!!!!

    ResponderExcluir