quarta-feira, 25 de abril de 2012

11º Encontrinho

A cidade sob a chuva.
Ela reclamava o direito de ser encantadora mesmo no mal-tempo.
E dentro do Bookcafé de Porto Alegre, o furacão.

Gisela, João H., Carol, Pablo, Roberto, Simone e Diego S.
Não, não havia nada fora do lugar. Aliás, foi um dos lugares mais aconchegantes onde já realizamos um encontro. O que rodopiava, convulso, era o nosso falatório. No primeiro andar, exclusivamente nosso, impedidos pela chuva de sentarmos na sacadinha de frente para o Parcão, permanecíamos, os sete, conversando sobre tudo o que era possível, e mais um pouco!
Não consigo lembrar muito de nada em específico, apenas que falamos até sobre as notícias na TV sobre fetos anencéfalos - o que foi motivo de chacota.


Naquele dia, a nosso modo, celebramos o aniversário de dois excelsos amigos, Carol e Pablo, que completaram idade nesse mês. A Gisela presenteou os dois. Ele ganhou um Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll), e ela, que já é uma Alice por excelência, ganhou um russo... quer dizer, um livro russo... A Dama do Cachorrinho, de Anton Checkhov.



Mas o maior problema dos dias chuvosos não são os espaços abertos interditados, e sim o fato de que o dia finda mais rápido. E como falamos tanto, sempre, o tempo voou. Tivemos de nos despedir e nos separar.

Para aqueles persistentes, contudo, que deixaram o café mas se recusaram a deixar o Encontro em si acabar, ainda restou a alternativa de dar uma caminhada até a Cidade Baixa. Até aí havia espaço para refletir sobre Direito, cidadania, liberalismo e a ambiguidade das relações sociais.

É. Pareceu um dia cheio, não é? Mas, acreditem, a mente das pessoas que lêem é sempre cheia. É para isso que servem os encontros; porque, além de ser uma reunião de amigos, todo leitor precisa e merece dar vazão àquilo que guarda na cabeça, seja uma opinião sobre a realidade que o cerca, um capítulo que venceu, um poema que lhe aflorou, ou uma aventura que viveu.

Não fosse isso, teríamos ido a uma balada, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário