segunda-feira, 7 de maio de 2012

16º Encontro

Desde o dia 27 de Abril, em Porto Alegre, acontecia a 1ª Odisseia de Literatura Fantástica. O evento propunha reunir autores  de livros de ficção e fantasia, gaúchos e do Brasil .
E é claro que o pessoal do encontro de skoobers resolveu dar uma passadinha lá no sábado. Afinal, teríamos a oportunidade não só de tietar caras famosos ,  como também participar de palestras sobre temas pertinentes.
João Heleno, Carolina, Simone, Diego S. e Shirlei (ela existe mesmo)
Mas isso foi mais tarde.
Primeiro, nos reunimos no Café Santo de Casa, como programado. Descobri que Cafés são muito confortáveis e convidativos nos dias de chuva, como aquele. E como é gostosa a sensação de tomar um café ou chocolate quente num dia chuvoso, enquanto se lê!... Ou enquanto se fala sobre livros com amigos!


A mesa estava cheia de Nietzsches  (cinco exemplares de algumas obras do filósofo) e as bocas cheias de deuses e da falta deles, porque desfiamos sobre ateísmo, crenças, mitologia, espiritismo, ceticismo, etc.... Até que tocamos na delicada linha que separa religião e Estado. Linha essa que os nossos representantes (só eu tenho vergonha de usar esse termo fatídico?) no governo têm se prestado a romper. Sim, discutimos sobre crucifixos nos tribunais de justiça e sobre a seriedade das atitudes das atuais fachadas conservadoras no Congresso.
O que isso pode significar nos dias de hoje? Essas mensagens anti-gay, anti-aborto... vinculadas à apelação de fé?!! Estamos mesmo falando do século XXI?
Acho mesmo é que existem crucifixos demais nas paredes e poucos Nietzsches nas cabeceiras.

Voltando ao Café...
No começo, éramos apenas três. Esperançosos, aguardamos a chegada dos outros. Quando éramos seis, seguimos para o Memorial do Rio Grande do Sul, onde acontecia a Odisseia. Lá encontramos outros amigos skoobers, que estavam trabalhando ou apreciando o evento.
Haviam mesas lotadas de livros, quase todos de fantasia e ficção, o que significava um show de capas muito bem desenvolvidas.

Pouco depois que chegamos, fomos apreciar o painel "quero escrever meu livro, quero escrever meu conto", apresentado por um conjunto de autores brasileiros do mercado de ficção. Eles elucidaram alguns dos desafios que acreditam que os escritores emergentes enfrentam e/ou irão enfrentar, desde aqueles impostos pelo público (o menosprezo para com a literatura fantástica nacional, por exemplo), quanto aqueles criados pelos próprios escritores iniciantes ("Quero escrever uma saga em sete volumes narrando o gênese e o apocalipse do mundo, e não vou deixar modificarem uma virgula do que escreverei").


Foi proveitoso. E engraçado também. Imaginem estar numa sala com umas cinquenta pessoas e todos levantarem a mão em resposta, quando a Eddie Van Feu perguntou: "Quem de vocês escreve? E quem de vocês já ouviu os pais mandarem passar no concurso para trabalhar no Banco do Brasil?"

Eu nunca pensei a sério em publicar um livro, mas tenho amigos que merecem, e que DEVEM fazer o favor de publicar seus escritos. O Brasil tem a ganhar com escritores de talento genuíno. Por isso apoio a iniciativa da 1ª Odisseia de Literatura Fantástica. Que venham as próximas.

Mais tarde, saímos para comer algo na Cidade Baixa. Foi o momento "Filosofia com Hambúrguer", ou seja, comer pizza, batata frita, manchar a boca de ketchup, e, ainda assim, ter ímpeto pra tentar entender um Programador falar sobre Epistemologia aplicada à área da informática.

É isso aí, pessoal. Logo, logo, posto algo sobre o 12º Encontrinho, que já aconteceu, e que de inho só tem o nome, porque foi até as duas da manhã!

4 comentários:

  1. ADOREI, ADOREI !!!

    Nunca vou esquecer o João dizendo: "se não tivessem fotos, eu que não ia dizer que tu veio". rss.. Adoro tua forma de descrever tudo, agora posso ver, com perfeição mesmo! Antes eu achava bonita a escrita, e já era bastante .. Agora percebo a fidelidade da narrativa! Que crânio!!! Eu amo escrever e amo tudo que escrevo, mas só escrevo sobre "meu próprio mundinho de Shirlei", rss

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! O encontro foi ótimo e tua escrita o faz juz! Abraço meu amigo!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostaram, pessoal!
    Eu tenho meu próprio jeito de escrever, que não é pior nem melhor que o de vocês. Só tento representar bem o que rola nos encontros, já que o objetivo é deixar registrado o que esses momentos significaram para nós.
    A ideia primeiramente partiu do Diego (não o Diego Sal, mas o Diego Classic), de criar este blog pra não deixarmos passar totalmente esses dias gostosos que passamos juntos.

    ResponderExcluir
  4. Fico muito feliz que minha ideia tenha sido tão bem aproveitada. O blog está indo de vento em popa, e os encontros são muito bem descritos pelo João. Não estive presente nesse, infelizmente, mas quero dizer que todos os encontros são muito especiais, e é sempre muito bom estar entre essa galera. Os encontros nos proporcionaram amizades genuínas!!

    ResponderExcluir