terça-feira, 22 de maio de 2012

12º Encontrinho

Só para descontrair um pouco, e não se tornar uma coisa tão cristalizada e protocolar, o encontrinho de Maio aconteceu na semana seguinte ao encontro de Abril, e não uma quinzena depois. A ideia surgiu para que algumas pessoas com "problemas de agenda" pudessem comparecer. E valeu a pena, porque a data combinou com o primeiro final de semana do ciclo de filmes Fantaspoa, o que trouxe várias pessoas para o centro de Porto Alegre, resultando em mais cadeiras ocupadas em torno da mesa livros.

Diego M., Lucas, Diego S., Rômulo, João H., Carol, Pablo, Gisela e Simone
(Capeleto, Cláudia e Paulo também estiveram lá)
Nos reunimos, desta vez no Memorial da Livraria do Globo, onde também funciona o Café do Porto, no terceiro andar da loja Renner da Rua dos Andradas. Um lugar aconchegante, bonito, bem iluminado, limpinho e não muito caro. O único problema de lá era mesmo o som de fundo (músicas e chamadas característicos de uma loja). Fora isso, altamente recomendável.





Verdade é que ninguém prestou muita atenção na história da livraria e da revista Globo, que o lugar homenageia. É que a conversava tava boa!...

Tivemos uma pequena aula, até. Sobre Fernando Pessoa: mais sobre a vida do que propriamente sobre a obra. O ostracismo social, a suposta homossexualidade, a frustração profissional, a genialidade literária apenas reconhecida plenamente após sua morte... Tudo o que, junto, provavelmente contribuiu para os poemas melancólicos e esplendorosos que fizeram o nome Fernando Pessoa, ou melhor, "os nomes" de Fernando Pessoa, serem aclamados da forma como hoje são.



Sobre Albert Camus, parece haver pouco o que se falar de forma simples, correndo-se o risco de ser leviano. Para o momento, fãs apaixonados dizem apenas que Camus foi amigo-inimigo de Sartre, que foi um existencialista caótico, e  que é lindo.










Mas outras grandessíssimas obras fizeram parte da nossa mesa: o científico Carl Segan, Moacir Scliar com seu controverso Centauro no Jardim, a leve Lya Luft, Machado de Assis, J. R. R. Tolkien (para a alegria dos RPGistas cults do grupo), entre outros, onde se inclui até o auto-ajuda Viver na Contra-mão do Sucesso Sucesso é Viver na Contramão do Mundo.









No final da tarde, alguns se despediram, e outros foram assistir filmes. Metade dos remanescentes preferiu conferir a sessão do Fantaspoa de curtas internacionais, que foi muito divertida. A outra metade foi assistir o premiado O Artista, que também é ótimo.

Depois do cineminha, fomos para a Cidade Baixa (o que parece já ter se tornado um hábito), para comer, beber e nos divertir.








E foi divertido, é claro... Como a maioria de nós estava lá no Bell's Bar, podemos dizer que esse foi o encontro de skoobers mais demorado de todos, porque nos despedimos mais ou menos lá pelas duas da manhã.

Mas, relaxem. Não saiu ninguém andando torto, nem caindo nas valetas. Continuamos sendo um grupo de nerds e CDFs na essência. A cerveja serve apenas pra aflorar nossas idéias...

Enfim, agora é só aguardar pelo próximo. Até lá.

2 comentários:

  1. CAMUS LINDOO! hahaha

    delírios à parte, foi um dos encontros mais divertidos! Parabéns pelos olhos sempre tão sensíveis, João.

    ResponderExcluir
  2. Tua percepção das coisas é ótima João! Adorei esse encontro!

    ResponderExcluir